Este site é fruto de uma ideia que tive quase uma década antes da sua publicação. Foi totalmente concretizado por mim, Francisco Seixas, em todas as suas vertentes: conceção, design, programação e, claro, fotografia. Espero que gostem!
A ideia de fazer um site que permitisse comparar diretamente fotografias de Lisboa antiga com o estado atual da cidade nasceu em 2012, após encontrar o site do Arquivo Municipal de Lisboa e perceber que nele eram disponibilizadas centenas, se não milhares, de fotografias antigas da cidade, algumas de elevada qualidade. Em 2013 surgiram as primeiras fotografias concluídas, algumas das quais sobreviveram à evolução dos meus critérios de qualidade ao longo do anos e ainda podem ser vistas atualmente.
De forma bastante intermitente, consoante o tempo disponível alocado a este projeto e a motivação para continuar a trabalhar nele, fui fazendo uns passeios por Lisboa com o objetivo de aumentar a quantidade (e qualidade) de fotos publicáveis. O site em si sofreu diversas mudanças radicais, sendo que as primeiras versões nunca chegaram a ser publicadas por não estar completamente contente com o resultado. Importa referir que os meus conhecimentos de desenvolvimento e design de websites surgem apenas como hobby.
À primeira vista pode parecer fácil tirar fotografias que mostrem o mesmo local das fotografias antigas que acho interessantes. Contudo, não quero apenas mostrar os mesmos locais, mas sim tirar novas fotografias exatamente na mesma posição das anteriores. O resultado final, idealmente, é uma reprodução exata da fotografia original. Não só é a posição da fotografia de extrema importância (20cm de discrepância, por exemplo, fazem imensa diferença!), mas as características da própria câmara e objetiva utilizadas influenciam também o resultado final. Outra questão com bastante relevância prende-se com a altura do dia (e até do ano) em que as fotos foram tiradas, pois se as sombras estiverem em direções muito distintas, mesmo uma foto bem alinhada pode não o parecer. Devido a estas exigências, muitas das fotografias tiradas não foram aproveitadas, tendo de voltar aos mesmos locais para melhorar o resultado. Todas as fotografias são depois tratadas e alinhadas em software, num processo semi-manual que permite chegar ao resultado que aqui se apresenta.
A maior parte das fotografias antigas aqui presentes vêm do Arquivo Municipal de Lisboa, ou da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, embora nem sempre seja fácil encontrar boas fotografias para o site.
O Memórias de Lisboa não está concluído, nem é esse o meu objetivo. Quero continuar a tirar fotografias para o site, publicando com alguma frequência, durante os próximos anos. A melhor forma de se manterem a par das novidades é seguirem o site no Instagram ou no Facebook. Estou também aberto a todo o tipo de sugestões, seja sobre o site, ou novas fotos para tirar! Podem contactar-me através do formulário de contacto existente neste site, ou através das plataformas sociais mencionadas em cima.
• Artigo publicado no jornal Público
• Partilhado no Instagram do Nuno Markl
• Partilhado no Reddit
• Artigo publicado na Time Out
• Artigo publicado na NiT
• Reportagem na RTP (Portugal em Direto) - dia 02/02/2021 às 18:51